Coren-SP realiza oficina de compartilhamento de protocolos de enfermagem na Atenção Básica

Os trabalhos dos Grupos de Elaboração de Protocolos de Enfermagem (GEPEAPS), do Coren-SP, seguem em ritmo acelerado. Na última sexta-feira (23/8) foi realizada a oficina “Compartilhamento dos grupos de elaboração dos  protocolos de enfermagem na área da saúde da mulher na atenção primária da saúde”, na sede do conselho, que contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Cláudio Silveira, da conselheira do Coren-SP e coordenadora do projeto, Rosana Garcia, da integrante do GT de Atenção Básica, Luciana Patriota, e dos cinco GEPEAPS para apresentação da produção dos capítulos preliminares.

O vice-presidente Cláudio Silveira destacou a importância que a atual gestão do Coren-SP vem atribuindo à atenção básica. “Consideramos esta uma área primordial de atuação da enfermagem e esta gestão vem priorizando as ações para valorizá-la”, disse. 

A conselheira Rosana, o vice Cláudio e Luciana Patriota do GT da Atenção Básica do Coren-SP

GEPEAPS 1

Composto pelos municípios de Lins e Marília, apresentou o capítulo “Pré-Natal”.

Representantes do GEPEAPS 1

GEPEAPS 2

Composto pelos municípios de Osasco, Caieiras e Jandira, apresentou o capítulo “Climatério e Menopausa”.

Representantes do GEPEAPS 2

GEPEAPS 3

Composto pelos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema, apresentou o capítulo “Saúde Sexual e Reprodutiva”.

Representantes do GEPEAPS 3

GEPEAPS 4

Composto pelos municípios de Cabreúva, Vinhedo, Jundiaí, Campinas, Hortolândia, Votorantim, Piracicaba, Sorocaba e Salto,  apresentou o capítulo  “Rastreamento do Câncer de Colo de Útero, Câncer de Mama e Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Representantes do GEPEAPS 4 – Cabreúva, Vinhedo e Jundiaí

Representantes do GEPEAPS 4 – Campinas, Hortolândia e Votorantim

Representantes do GEPEAPS 4 – Piracicaba, Sorocaba e Salto

GEPEAPS 5

Composto pelos municípios de Ribeirão Preto, Araraquara e Serrana,  apresentou o capítulo “Puerpério e Cuidado com o Recém-Nascido”. 

Representantes do GEPEAPS 5

Na ocasião, também participaram algumas universidades que estão apoiando o projeto e outros municípios que prestigiaram o evento como Ibiúna, Guarulhos, Carapicuíba, Ilhabela, Bertioga, Franco da Rocha, Cotia, São Mateus, Poá e Indaiatuba.

A conselheira do Coren-SP e coordenadora dos GEPEAPS, Rosana Garcia, ressalta que o encontro foi um momento ímpar na construção coletiva dos protocolos. “Essa ação é fundamental para garantir melhorias na qualidade da assistência da Atenção Básica. O resultado dos nossos esforços causará um grande impacto nos indicadores da assistência à saúde e na segurança do profissional e do paciente”. 

Representando a Secretária Municipal de Saúde de Diadema, a enfermeira Adriana Aparecida Oliveira Ferre, considera que o movimento do Coren-SP é um estímulo para o empoderamento da enfermagem. “Estamos construindo a nossa autonomia. Essa construção coletiva é um despertar da nossa enfermagem, para que juntos possamos fazer mudanças efetivas na nossa sociedade”. 

Após a exposição inicial dos grupos, foi aberto um grande debate para as sugestões de inclusão, exclusão e inserções de temas. Já os capítulos que foram escritos, seguem para revisões no Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB), na Câmara Técnica de Enfermagem e na Gerência de Fiscalização do Coren-SP, docentes das universidades e testes nos serviços de saúde da Atenção Primária das respectivas cidades e, também, para consulta pública.